quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Qual a diferença entre grafite e pichação?

Muita gente os classifica como iguais, talvez por não compreender os desenhos e o mundo retratado pelos grafiteiros. Muitos pichadores, inclusive, são chamados assim, contribuindo para aumentar o preconceito com quem quer apenas colorir os muros e transmitir sua mensagem.

Os pichadores são considerados vândalos e não apresentam nenhum benefício com seus desenhos e nomes, causando apenas prejuízo e sujeira. O trabalho do pichador é mais concentrado nas letras  fazendo sempre a mesma assinatura para marcar por onde andaram. As cores são únicas, não havendo mistura na mesma sessão.

Já o grafite não tem a letra como foco, mas sim uma mistura que a envolve junto a desenhos e outras composições. Várias cores podem ser utilizadas no desenvolvimento dos painéis, que são compostos com tintas comuns (para fazer a base do desenho) ou em spray. Como envolve mais trabalho e consome mais tempo em seu desenvolvimento, os murais de grafite geralmente são feitos por mais de uma pessoa. As intervenções urbanas mais comumente chamadas hoje em dia, são consideradas uma dos 4 elementos que compõem a cultura Hip Hop, ao lado do break, do rap e dos DJs além de estar muito voltados para questões políticas e sociais.

Na maioria dos países grafite é crime, então os artistas evitam a exposição, porque podem ser presos.


Postado pela aluna Laura Bernardi n°25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário