quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Uma paisagem chamada Grafite

" Esse artigo se chama "Uma paisagem chamada grafite" publicado na Gazeta do Povo. Nesse artigo se fala sobre o grafite, a parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) , fala das opniões dos moradores, dos mais velhos aos mais novos, manifestações e muitas outras coisas. Esse painel é considerado arte pelos moradores do bairro e visitantes de varios outros bairros. "

Antonio More / Panorâmica da Rua Presidente João Goulart, no Conjunto Boa Esperança 1, no Tatuquara. À esquerda, grafite de Japem; à direita, trabalho de Paulo Auma: aprovação dos moradores
Panorâmica da Rua Presidente João Goulart, no Conjunto Boa Esperança 1, no Tatuquara. À esquerda, grafite de Japem; à direita, trabalho de Paulo Auma: aprovação dos moradores.
  Pichação e grafite são considerados crimes, mais a pichação é considerada vandalismo e o grafite como arte e maneira de expressão.   Existem muitas leis hoje em dia, se caso uma pessoa testemunhe um ato de vandalismo (pichação), deve se ligar no número  153 para que seje registrado . se caso o infrator seje pego em flagrante, pode pegar de 3 meses a 1 ano de serviço comunitário.    A pichação é usada por geralmente, homens de grupos rivais a outros. Eles usam a pichação como marcação de território, ponto de drogas, ou por meio de expressão em relação a sociedade.   Para todo lugar que se olhe, existe uma pichação ou grafite, mas na maioria das vezes são pichações, grafites se localizam mais em centros ou em prédios de associações de grafite.   Já o grafite é  mais usado como arte publica e maneira de expressão assim como a pichação. No grafite existem vários artistas conhecidos, a maioria nas capitais maiores, como Os Gêmeos ( Otávio e Gustavo Pandolfo) são uns dos mais conhecidos na região de São Paulo e já viajaram o mundo fazendo suas artes.   Em Curitiba, existe uma rua chamada Presidente João Goulart , no bairro Tatuquara, logo se vê um emaranhado de casas que formam um painel gigante ao ar livre. Essa rua foi um artigo da gazeta do povo.Referência: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/despiche/conteudo.phtml?id=1371986&tit=Uma-paisagem-chamada-grafitePostado pela aluna Isabella Luiza n° 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário