quarta-feira, 26 de junho de 2013

Street of Styles

Você já ouviu falar num evento chamado Street of Style? Não??? Então vamos contar um pouco sobre o que é.

O Street of Styles nada mais é que um encontro internacional de grafiteiros. Acontece todo ano, aqui em Curitiba, uma edição desse evento. Neste ano de 2013, este encontro foi realizado nos dias 04, 05, 06 e 07 de Abril. Reuniu grafiteiros de 11 países como Inglaterra, China, Venezuela, entre outros e também contou com a presença de mais de 15 estados brasileiros.
Durante os dias do evento, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre alguns grafiteiros que estavam participando além de terem oficinas de grafitagem. Os curitibanos também tiveram a oportunidade de ver os grafiteiros fazendo seus desenhos e deixando suas marcas em muros da capital paranaense. Se você tiver interesse em saber onde os muros foram grafitados, segue os endereços: Rua Padre Antônio Polito, 6 - Boqueirão (Estádio e Clube do Paraná Clube) e  Rua Antônio Melillo, 150 - Parolin – Curitiba - Paraná.

Para mais informações, você pode acessar o blog do evento. O link se encontra logo abaixo
http://streetofstylescwb.blogspot.com.br/

Espero que tenha gostado!
Logo teremos mais novidades, aguardem!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Pichação ou Grafite? Qual é a diferença?

Na sociedade em que vivemos hoje, muitos adolescentes e jovens acabam optando em demonstrar o que sentem através dos grafites e pichações. A partir dessa manifestação dos sentimentos nos deparamos com a seguinte questão: qual a diferença entre pichação e grafite? não é tudo a mesma coisa?
Elas tem sim diferenças, muitas são mínimas, mas tem. Uma das diferenças mais fáceis de se perceber é a questão das figuras, os desenhos e a parte escrita. Outra diferença entre essas duas vertentes é que a pichação é considera crime enquanto o grafite é considerado arte. Mas vamos a principais diferenças, começando pela pichação.

A pichação nada mais é que uma forma de o jovem mostrar que ele "domina" um certo território e que, teoricamente, ninguém mais poderia invadir e muito menos pichar algum muro ou qualquer parede que seja dentro deste território. mas sabemos que na prática isso não funciona muito bem. Muitos pichadores de outras regiões, acabam fazendo suas marcas em um ponto acima do que o primeiro fez, e assim sucessivamente. a partir disso, se inicia uma rixa entre grupos com diferentes pensamentos. essa briga só acaba quando a ultima pichação for feita no ponto mais alto desse mural (pode ser um muro, prédio abandonado, etc). Outra característica da pichação é de que, a maioria das frases, são contra o governo ou contra qualquer outro tipo de coisa que não é aceito por esses jovens.

No caso do grafite, os jovens expõem seus pensamentos através de desenhos e, em alguns casos, a partir da escrita. O grafite é considerado uma vertente das artes visuais, por isso é visto como algo bonito para a cidade. Muitos grafiteiros passam pela fase da pichação. Eles acreditam que para chegar ao grafite, primeiro você precisa começar com a pichação e depois amadurecer os pensamentos para poder retratar o que sentem e os problemas sociais que passam em sua cidade, estado ou país. Os desenhos e as letras que são feitas são, quase sempre, bem coloridos, para chamar atenção das pessoas que passam por perto.

Essas são algumas das características que mais diferem a pichação do grafite.

 A seguir, colocamos algumas fotos que ilustram o que foi dito no texto acima.



 Pichação feita em um prédio em São Paulo




Grafite feito pelos Os gemeos

 Espero que tenham gostado e que tenham entendido um pouco mais sobre a diferença entre os dois.
Logo teremos mais novidades no blog